top of page
Buscar
  • centrohansjonasbra

O Princípio Responsabilidade: Das Reflexões de Hans Jonas ao Fundamento Relacional da Fraternidade

O livro “O Princípio Responsabilidade: Das Reflexões de Hans Jonas ao Fundamento Relacional da Fraternidade” é fruto da pesquisa de mestrado em Ciência Política de Sandra Maria de Sousa Rodrigues e principalmente da experiência vivenciada no Centro Internacional de Estudantes “Giorgio La Pira”, uma instituição de acolhida e diálogo da Diocese de Florença / Itália. No livro, a autora procura analisar os fundamentos do “Princípio Responsabilidade” de Hans Jonas e colocá-lo em relação com o “Princípio Fraternidade” estudado e difundido por autores contemporâneos, inspirados na ideia de bem comum e unidade entre povos e gerações.

Seus estudos precedentes e a experiência de trabalho na área jurídica, principalmente a formação ética – moral – cristã, também com a experiência de trabalho na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Teresina, por quase 15 anos, ajudaram-na a compreender os aspectos institucionais das reflexões de Jonas e o papel que o "princípio fraternidade" pode desempenhar na esfera política.

A ética proposta por Hans Jonas tem caráter filosófico - político, porque preenche o vazio deixado pelas inovações tecnológicas que privilegiam as ações individuais e assume caráter coletivo e institucional através da responsabilidade legitimamente constituída. Repensar a maneira de pensar é, para Hans Jonas, o ponto crucial para a tomada de atitudes responsáveis, principalmente no âmbito político, sendo o homem político o seu modelo de responsabilidade por excelência, no momento que ele faz uma escolha livre de doação ao bem comum.

Para sermos realmente responsáveis uns pelos outros em uma condição de igualdade substancial precisamos reconhecer o fundamento relacional da fraternidade, que através da liberdade, proporciona ao ser humano contemplar a realidade com a consciência que possui responsabilidade, através de suas ações ou omissões, de manter ou destruir a humanidade. A responsabilidade fraterna dá novo significado à vida humana, realizando o ser humano que reconhece sua plenitude através da relação com os outros seres humanos, com a natureza e com o Criador de todas as coisas, sendo capaz de responder à vida através dos desafios colocados, cotidianamente, diante de nós, contribuindo com a gestão do mundo, assegurando o futuro da humanidade.

O livro pode ser adquirido no Site da Livraria Entrelivros abaixo ou clicando aqui.


294 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page