top of page
Buscar

FORMAS DA VIDA: HUMANA, EXTRA-HUMANA, PÓS-HUMANA

  • centrohansjonasbra
  • 14 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

No dia 27/06, às 19h30, no Café Babette, será realizado o tradicional Café Philosophique, parceria entre o Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUCPR e a Aliança Francesa. Aproveitando essa linda ocasião, acontecerá o lançamento do livro “Formas da vida: humana, extra-humana, pós-humana”, resultado do 21º Congresso Internacional de Filosofia da PUPR.


Esse livro, organizado pelos professores Jelson Oliveira (PUCPR/CNPq) e Grégori de Souza (PUCPR-UC/PRAXIS), conta com a participação de importantes pesquisadores/as do tema, como:


Antonio Valverde (PUCSP),

Oswaldo Giacoia Jr (PUCPR/Unicamp),

Andrés Vaccari (CONICET),

Michael Marder (UPV-EHU),

Jelson Oliveira (PUCPR/CNPq),

Fernanda Bernardo (UC),

Thiago Vasconcelos (PUCPR/Fundação Araucária),

Marta Luciane Fischer (PUCPR),

Lucia Santaella (PUCSP),

Diego Lawler (IIF-SADAF/CONICET),

Léo Peruzzo Júnior (PUCPR),

Roberto Franzini Tibaldeo (PUCPR),

Kleber Bez Birolo Candiotto (PUCPR/CNPq) e Murilo Karasinski (PUCPR),

Ricardo Rozzi (UNT/UMAG).


O livro será vendido no local a preço simbólico, ou pode ser adquirido diretamente no site da editora clicando aqui.


Falar em Formas da vida é falar em suas diferentes configurações, significados e estruturas, incluindo suas aparências externas e suas disposições interiores, cuja configuração estabelece aquilo que podemos chamar de seu estado ou condição. Mas isso não é tudo: reconhecer as formas da vida é reconhecer as diferentes formas de vida que constituem a imensa variedade de tipos de organismos, cada um com sua maneira específica de existir, todos empenhados em sobreviver, reproduzir-se, expandir e florescer, segundo interesses, necessidades e capacidades próprias.


A forma de vida humana, embora integrada a essa diversidade, esforça-se também por separar-se dela, utilizando diferentes expedientes que a têm capacitado, ao longo da história, para intervir no mundo segundo suas próprias noções de bem – e com isso, muitas vezes, colocando em xeque as demais formas de existência. Apoiado em instrumentos tecnológicos cada vez mais poderosos, o ser humano tem se intrometido nos interiores da vida para, desde dentro, reorientá-la, alterá-la e, até mesmo, recriá-la. Tal estratagema, astuto e engenhoso, instala no horizonte da natureza novas formas de vida não só extras, mas também pós-humanas.


Tendo em vista que forma e ideia usufruem – desde os primeiros dias da filosofia – de proximidade semântica, este livro quer enfrentar a urgência e os desafios (ontológicos, éticos e políticos) que se apresentam hoje para o fazer filosófico, entendido, na sua essência, como pensamento sobre a vida. Os textos aqui contidos se somam em torno dessa tarefa a partir das três perspectivas, acondicionadas já no título da presente obra. 

 

***

Os textos que formam a presente coletânea apresentam uma visão múltipla e variada sobre as Formas da vida, a partir de três perspectivas: a humana, a extra-humana e a pós-humana. Seus autores – autoridades renomadas internacionalmente em suas áreas de pesquisa – assumem a tarefa de pensar criteriosamente os elementos teóricos que ajudam a compreender a vida como ela é (humana, extra-humana) e a vida como nós a estamos convertendo. Organizado em 14 capítulos, o livro começa por uma análise das raízes históricas do humanismo, apresentando as crises que nos levam além dele, para o tempo que é nosso, cujo título – entre outros – é o Antropoceno, o tempo do humano, o administrador da terra.


A seguir, lê-se com atenção e deleite os textos que examinam as formas de vida vegetal e animal, a partir de abordagens inovadoras que recuperam algumas das teses centrais do debate filosófico contemporâneo sobre o tema e, ao mesmo tempo, portam os apelos por sua proteção. A última parte do livro dedica-se ao pós-humano, às vidas híbridas, aos algoritmos, à digitalidade, à inteligência artificial e ao esforço humano por sua própria transumanação. O resultado é um livro denso e provocativo, instigante e questionador, tal como foi o evento do qual ele nasceu, o 21º Congresso Internacional de Filosofia da PUCPR. Livro – dissemos – mas este também é um retrato das pesquisas que docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR vêm desenvolvendo em parceria com todos os e as colegas de instituições parceiras, no Brasil e no exterior, com o patrocínio das agências financiadoras do governo brasileiro, entre as quais a CAPES e o CNPq.





 
 
 

Komentáře


apoio:

cnpq-logo-black-and-white_edited.png
  • White Facebook Icon
  • Youtube
  • White Instagram Icon

Desenvolvido por Agência Enxame

bottom of page