Centro Hans Jonas Brasil será Delegado Oficial do Brasil na Cop30
- centrohansjonasbra
- 22 de out.
- 3 min de leitura

O governo brasileiro acaba de confirmar a aprovação da candidatura do Centro Hans Jonas Brasil, órgão de pesquisa ligado ao GT Hans Jonas da ANPOF e sediado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, para integrar a delegação brasileira na COP 30. Com isso, os representantes do Centro poderão participar como delegados e terão acesso à Zona Azul, espaço sob responsabilidade da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde ocorrem as negociações oficiais, reuniões técnicas e eventos paralelos da COP30.
Segundo o Prof. Jelson Oliveira, essa aprovação representa o reconhecimento da importância da participação das universidades e centros de pesquisa, junto com todos os representantes da sociedade civil, não só na COP, mas em toda a luta contra a crise climática e ambiental. O professor lembra que o próprio Hans Jonas, em entrevista às vésperas da Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, chamou atenção para essa urgência: “seguimos as intuições de Jonas, compreendendo seus diagnósticos e atualizando seus argumentos no cenário atual, inclusive sob os desafios que são nossas, no Brasil”. Para o prof. Grégori de Souza, pesquisador associado do CHJB, essa será uma oportunidade única para “acompanhar as negociações e conhecer de perto os desafios que serão enfrentados pela COP30”. Miguel Bugalski, por sua vez, destaca que “participar da COP30 é uma forma de se conectar a tantas pessoas e organizações que ao redor do mundo trabalham pela causa ambiental”. “Esse é um momento histórico para o nosso Centro de pesquisa”, completa.
Durante o evento, será lançado o livro “Frágil equilíbrio: justiça climática e responsabilidade”, resultado das pesquisas desenvolvidas no CHJB e no PPGF da PUCPR. De autoria de Jelson Oliveira, Grégori de Souza, Lucas Miguel Bugalski e Thiago Vasconcelos, o livro chama atenção para a contribuição da Filosofia para esse debate.
História e contribuição do Centro Hans Jonas Brasil
O Centro Hans Jonas Brasil é um centro de pesquisa ligado ao GT Hans Jonas da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), atualmente com sede na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Escola de Educação e Humanidades.
O Centro Hans Jonas Brasil visa aprofundar o estudo das obras de Hans Jonas, reunindo estudantes, professores/as e pesquisadores/as de filosofia, bioética e áreas afins, com o objetivo de favorecer sinergias e estabelecer parcerias capazes de manter vivo o legado jonasiano, dando continuidade aos desafios propostos por sua filosofia, levando em conta o contexto brasileiro.
A organização do Centro coloca em destaque a articulação das várias instituições de ensino superior envolvidas no projeto por meio de seus pesquisadores em âmbito nacional e internacional, engajados na publicação, tradução e interpretação da obra de Hans Jonas e seus interlocutores em quatro domínios teóricos: gnose, vida, técnica e responsabilidade. Trata-se de articular de forma interdisciplinar os âmbitos da ontologia, da ética, da antropologia filosófica, da filosofia da técnica, da bioética e da história da religião, que compõem o espectro central da obra jonasiana.
Atuando a partir desses quatro eixos temáticos, o Centro Hans Jonas Brasil pretende contribuir com: Criação e manutenção de atividades ligadas à obra de Hans Jonas, com aulas, seminários e outras atividades acadêmicas realizadas com participação de professores/as brasileiros/as e estrangeiros/as; Tradução e publicação da obra de Hans Jonas em língua portuguesa; Disponibilização de textos, cartas e manuscritos originais para consulta de pesquisadores; Publicação de obras de divulgação, interpretação e comentários da obra jonasiana; Realização de eventos de debate e aprofundamento da filosofia jonasiana nos seus diferentes aspectos; Articulação com instâncias de pesquisa que mantém interesses afins; Apoio às atividades de pesquisa e intercâmbio nacional e internacional entre estudantes (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) e demais pesquisadores; Promoção e circulação dos trabalhos, bem como a divulgação das atividades das instituições e pesquisadores e pesquisadoras envolvidas.




Comentários